terça-feira, 20 de julho de 2010

AH! Os amigos

AH! Os amigos.
(Gabriela Pujol Bell Fernandes – educadora).

O dia do amigo, hoje, 20 de julho, merece ser comemorado. Com manifestações físicas, materiais, por e-mail, por SMS, festas, ou com uma simples frase de “muito obrigado, amigo, por você caminhar comigo e auxiliar na construção da minha vida com seu jeito particular de ser”; assim como tantas formas que os verdadeiros amigos sabem como o outro pode ser lembrado.
Por isso, hoje a reflexão nos leva aos amigos. Como é ser um amigo?
“Os verdadeiros amigos”, como definiu Frei Anselmo Fracasso em “A arte de viver feliz”, “caminham juntos, crescem juntos e juntos se aperfeiçoam”.
Assim, tantas colocações fazem parte do nosso mundo sobre esse assunto, como as contidas nas letras de músicas como: “Canção da América“ por Milton Nascimento” “amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito, dentro do coração...” ou em “Amigo” por Roberto Carlos, “você é meu amigo de fé, meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos, de tantas jornadas...” ou em “Amigos para Sempre” por Agnaldo Rayol “amigos para sempre é o que nós iremos ser...” e, assim em tantas composições, mesmo nas mais antigas como em “Você e eu“ por Balão Mágico “Clara como a luz e certa como a verdade, quem é que não sabe do que eu quero falar? É da amizade...”.
Pois é, um assunto tão pertinente e tão rico. O que é a amizade? Voltemos a Frei Anselmo Fracasso: “A amizade é ajuda recíproca para o mútuo aperfeiçoamento”. Por isso, a amizade acontece. Ela não tem regras. Nós a construímos. Às vezes dá certo, às vezes não dá. Pode ser bonita, interessante, acrescentar ou tirar algo de nós, nos decepciona, nos deixa mais felizes; às vezes queremos que alguém esteja perto de nós, mas às vezes essa pessoa não quer nossa amizade e depois de uma longa caminhada juntos, não nos acompanha mais como descreveu Nietzsche em “A Gaia Ciência – livro I – aforismo 16”, “Uma vez estivemos tão próximos na vida, que nada mais parecia tolher nossa amizade e irmandade, e havia tão-só uma pequena passarela entre nós. Quando você ia pisá-la, perguntei-lhe: ‘Você quer cruzar a passarela para vir até mim?’. – Mas então você já não queria; e, quando solicitei novamente, você se calou. Desde então, montes e rios torrenciais, e tudo que separa e alheia, foram lançados entre nós, e ainda que quiséssemos nos aproximar, já não poderíamos! E quando você recorda aquela pequena passarela , não tem mais palavras – apenas soluços e assombro”.
Cada um com seu amigo, cada um com suas questões, cada caminho com suas passarelas. Um amigo é aquele que nos conhece, caminha conosco e mesmo que não queira atravessar pontes, saberemos com a compreensão da amizade, que ele não o fez porque talvez não estava pronto, ou porque suas questões que lhe impõem a caminhada existem e são para ele válidas nas suas escolhas.
Sendo assim, “a amizade é uma forma de amor”, segundo Frei Anselmo Fracasso no mesmo livro citado; e, “só poderá amar com sabedoria aquele que”, segundo Ovídio em “A arte de Amar”, “conhecer a si mesmo, pois só ele terá forças para seu empreendimento”.
Somos nós, verdadeiros amigos? Os amigos podem ser amorosos, compreensivos, empáticos; podem ser aqueles com quem trabalhamos, estudamos ou viajamos; podem ser pessoas mais novas ou mais velhas que nós; podem ser homens, podem ser mulheres; podem ser aqueles com quem apenas contamos para algum momento; aqueles que nos conhecem e mesmo de longe sabem o que se passa na nossa vida, de uma forma misteriosa nos percebem, nos entendem, nos compreendem; também podem ser aqueles para quem não cansamos de falar as mesmas coisas tentando ajudar e que mesmo no fundo do poço ainda tentamos porque criamos algum sentimento que não conseguimos explicar; enfim, assim e de tantas outras formas, amizade é algo tão íntimo, tão misterioso que diante de tantas suposições talvez não haja uma resposta para defini-la. Encontramos nela o que queremos e precisamos, como no filme Star Wars (Guerra nas Estrelas ) episódio V em que o aprendiz Jedi encontra-se na porta de uma caverna e pergunta ao seu mestre o que haverá lá dentro, e escuta que só o que levar com ele.
Dessa forma, viva! ao dia do amigo. Ser amigo ou ter um amigo. Ser amigo e ter amigos. Sejamos amigos de nós mesmos e tenhamos amigos que acreditam na nossa amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário